fbpx
O que é automação comercial e por que ela é tão importante?
Female cashier reading barcodes at cash register. Male customer in casual putting products from cart to cashier counter. Payment in supermarket concept

O que é automação comercial e por que ela é tão importante?

Você sabia que a automação comercial pode alavancar as suas vendas? Leia este blog e entenda o que é automação comercial e entenda os erros que você pode estar cometendo! 

Você conhece algum estabelecimento mal organizado, com muitas filas e problemas no caixa? Se algum nome ou lugar passou pela sua cabeça, você deve saber que o que provavelmente falta neste estabelecimento é o serviço de automação comercial. A automação comercial é responsável por facilitar processos como esses! Ela otimiza tarefas diárias para que ocorram menos problemas e, consequentemente, mais lucros a empresas como padarias, mercados, lojas de departamento, açougues, entre outros. A Assismac é referência em automação comercial há mais de 30 anos, e hoje, preparou um conteúdo completo com tudo sobre automação comercial. Continue lendo para saber mais sobre! 

O que é automação comercial? 

No processo de automação comercial, todas as ferramentas e métodos tecnológicos são utilizados para automatizar atividades do dia a dia. Podem ser utilizados tanto hardwares como softwares de automação. O ideal é que exista uma combinação, utilizando as duas ferramentas. A automação comercial tem como objetivo, sobretudo, dar suporte aos procedimentos operacionais, gerando informações que resultam em novos meios de comunicação e organização dos processos dentro de uma empresa. 

Na automação comercial, é gerada uma quantidade enorme de dados a partir dos processos operacionais ou gerenciais de uma empresa. A automação otimiza esses processos, evitando que eles sejam realizados manualmente e, consequentemente, evitando erros e lentidão nos processos diários. 

A automação é um processo inteligente, trazendo soluções desde o PDV, isso é, emissão de notas e cupons fiscais, até o chamado sistema ERP, ou softwares de retaguarda. 

Quais são os serviços que a automação comercial proporciona?

Normalmente, quando se fala em automação comercial, muitas pessoas costumam lembrar apenas do setor responsável pelo PDV, que engloba gavetas, impressoras, leitores de código de barra, entre outros, porém, para que uma automação comercial funcione ainda melhor e entregue os resultados esperados, ela deve ser combinada com um software que gerencie e realize o processo de vendas, emissão de documentos fiscais, controle financeiro, controle de estoque, entre outras funcionalidades. Desta forma, existem muitos serviços a se trabalhar em uma boa automação comercial! 

Equipamentos que envolvem a automação comercial:

  • Balanças;
  • Computadores;
  • Gavetas de dinheiro;
  • Impressoras térmicas;
  • Leitores de código de barra;
  • Consultores de preços;
  • SAT’s;
  • Microterminais;
  • Bobinas térmicas.

Processos otimizados através da automação comercial:

  • Vendas;
  • Emissão de documento fiscal (cupom fiscal e nota fiscal);
  • Controle e gestão de estoque;
  • Controle financeiro.

Empresas que utilizam um software de integração e gerenciamento de vendas tendem a comer menos erros

Empresas que utilizam um software de integração e gerenciamento de vendas tendem a cometer menos erros, oferecendo um atendimento de altíssima qualidade obtendo resultados satisfatórios. Todos os equipamentos citados acima são disponibilizados e tem total suporte prestado pela Assismac, para conferir, é só acessar www.assismac.com.br 

5 vantagens de se utilizar a automação comercial

Como você já deve ter percebido, a automação comercial é um tipo de serviço que trabalha exclusivamente para melhorar processos. Porém, os seus benefícios incluem muito mais do que apenas organizar as tarefas do dia a dia. Vamos entender quais as vantagens de automatizar o seu negócio?

  1. Acompanhamento do faturamento de forma estratégica

A automação pode – e deve – informar o gestor sobre o faturamento da empresa, seus lucros e prejuízos. Por meio de relatórios, ela pode apontar quais são os motivos para um lucro em queda ou para a ascensão de algum setor ou produto. Saber de onde vêm os problemas é o primeiro passo para resolvê-los e prosperar! Por menor que seja o negócio, é imprescindível acompanhar o faturamento e analisar, através de indicadores e estatísticas, a sua evolução. 

2. Controle de despesas

Tão importante quanto controlar a entrada de dinheiro, é controlar a sua saída, e a automação comercial também ajuda no controle de despesas. Além de monitorar o volume da despesa, é importante classificá-las, assim, você saberá aonde estarão os maiores e os menores custos. Pontue esses percentuais e acompanhe os números.

Por exemplo, se o gasto com a mão de obra está muito elevado, é válido distribuir tarefas entre a equipe. Viu como a automação comercial e softwares de gestão podem funcionar como uma solução? 

3. Gestão de vendas assertiva

Uma gestão de vendas assertiva é o principal diferencial que a automação comercial pode proporcionar. Aqui, é possível utilizar das tecnologias disponíveis para automatizar processos, e apostar fundo em uma experiência de usuário memorável e agradável. Lembre-se sempre: as pessoas querem ser atendidas em um tempo curto, então busque por tecnologias que facilitem este processo dentro do seu negócio. O mais importante é encontrar a solução ideal de acordo com o cliente do seu estabelecimento! 

4. Torna o atendimento mais ágil e eficaz

Um bom atendimento é fator de decisão de compra ou preferência. Agilidade, exclusividade e tecnologia de ponta são características muito pesquisadas por pessoas, vale a pena verificar se o seu serviço está atendendo essas necessidades. 

5. Ganho de tempo

A importância de manter o seu negócio vivo e lucrando vem dos números. Com a automação comercial, é possível criar um fluxo de informação e controle dentro do processo de trabalho. A automação comercial é mais do que um simples benefício, mas uma obrigatoriedade, já que muitas empresas, principalmente do varejo, necessitam de produtos e serviços de automação para o PDV.

A importância da automação comercial para seu negócio 

A automação comercial, integrando tanto equipamentos quanto softwares de automação, pode proporcionar uma mudança nos resultados diretos e na forma que são feitos os processos dentro de uma empresa. O software de integração e gestão é o verdadeiro cérebro da operação, enquanto os equipamentos são o ponto de contato que será utilizado para realizar esses serviços. Antes de comprar os equipamentos de automação, é preciso verificar se o software desejado é compatível com os equipamentos escolhidos, evitando problemas no futuro.

Para garantir equipamentos de qualidade e um serviço técnico que auxilia seus clientes, você pode entrar em contato com a Assismac! Somos referência em automação comercial em São Paulo há mais de 30 anos, e atendemos clientes como Subway, O Boticário, Giraffas, entre muitos outros, e você pode ser o próximo.

Dê uma olhada no nosso site, que tal? Conheça a Assismac: www.assismac.com.br


Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Carrinho